Seminário de Empreendedorismo Feminino


Executive Creative Director: Regina  Sequeira
Copywriter: Regina Sequeira

O Seminário de Empreendedorismo Feminino, “Eu criei o meu próprio emprego”, foi ministrado pela coordenadora do projecto, Benedita Aguiar que levantou várias questões a serem exploradas pelos oradores. A intervenção dos oradores, Drª Daniela Monteiro (Responsável pela acção social do projecto) e Drª Cátia Silva (Socióloga) teve como principal objectivo a sensibilização para a promoção e reflexão sobre as questões inerentes à temática de igualdade de género e violência doméstica, salientando a importância do empreendedorismo feminino como escape aqueles fenómenos sociais que mais afectam as mulheres.

Estilistas Portugueses de renome criaram para performance de moda intitulada de “Fashion life: Stop Discrimination & Violence”.


Executive Creative Director: Regina  Sequeira
Copywriter: Regina Sequeira

Estilistas Portugueses, Miguel Vieira, Katty Xiomara, Isilda Pelicano, José António Tenente, Elsa Barreto, Nuno Gama, Luís Buchinho, Rafael Freitas, Pedro Pedro e a jovem estilistas Rafaela Oliveira, criaram para performance de moda intitulada de “Fashion life: Stop Discrimination & Violence”. Os clubes de futebol, Benfica, Sporting, Beira-Mar, Portimonense e Nacional da Madeira autografaram t-shirts do projecto convergências como forma de manifestação contra a violência. Imprescindível foi também a participação do fotógrafo Pedro Lacerda, do cabeleireiro Pedro Remy, das maquilhadoras profissionais Ana Paula Antunes e Paula Pinto, da Escola Profissional de Braga que realizou o trabalho audiovisual e dos manequins da agência Act in Models, que protagonizaram as performances do desfile. O evento organizado pela Associação Famílias teve lugar no Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, sendo realizado no âmbito do Projecto Convergências cujos fundamentos são promover a igualdade e os direitos humanos, através de três pilares de acção: a igualdade de género, a luta contra a violência doméstica e luta contra o tráfico de Seres Humanos.


Executive Creative Director: Pedro Lacerda (Act in Models)

O comprometimento e responsabilidade social dos agentes activos do “mundo da moda” tornam-se fundamentais quando essa moda representa, nos dias de hoje, uma das indústrias com maior impacto na população, por ser seguida e reproduzida, pela visibilidade que tem e por chegar cada vez mais junto dos jovens. Neste sentido, a moda pode e deve passar mensagens contra as mais diversas formas de violência, particularmente, no nosso projecto a moda será usada na luta contra a Violência Doméstica e Tráfico de Seres Humanos e a favor da igualdade de género.

Exposição “Criar Dignidade Humana: a tua arte pode mudar o mundo!"

Executive Creative Director: Regina  Sequeira
Copywriter: Regina Sequeira
O Projecto Convergências, promovido pela Associação Famílias e financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano (POPH), na tipologia 7.3 de Apoio Técnico e Financeiro às Organizações Não Governamentais, desenvolveu uma exposição de pintura e escultura cujo mote foi alertar a comunidade para a necessidade de prevenir e combater a violência doméstica e o tráfico de seres humanos. Para a prossecução destes objectivos, teve como linhas de análise e orientação da acção os três Planos Nacionais de 2007-2010: III Plano Nacional para a Igualdade Cidadania e Género, III Plano Nacional Contra a Violência Doméstica e o I Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos.
Neste enquadramento, o Convergências desenvolveu a exposição com o apoio de jovens aos quais colocou o desafio de criarem obras de arte circunscritas às temáticas que orientam o projecto convergências, sendo que o objectivo foi “expressar através da arte, designadamente da pintura e da escultura, um grito de alerta contra dois fenómenos sociais que atentam contra a mais profunda dignidade humana: violência doméstica e tráfico de seres humanos”.

O NOVO PROJECTO SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO FAMÍLIAS


Executive Creative Director: Hugo Oliveira
Copywriter: Regina Sequeira

A Associação Famílias quis dar continuidade ao Projecto Sinergias, nascendo assim o Projecto Convergências que tal como o seu antecessor tem o claro objectivo de intervenção na comunidade. Teve início em Abril de 2010 e durará até ao final de 2011. O Projecto Convergências tem como principal objectivo promover a igualdade, contemplando de forma articulada 3 eixos orientadores: cidadania e género, luta contra a violência doméstica e luta contra o tráfico de Seres Humanos. Como base orientadora de acção estão os três Planos Nacionais de 2007-2010: III Plano Nacional para a Igualdade Cidadania e Género, III Plano Nacional Contra a Violência Doméstica e o I Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos (mais informação em http://www.cig.gov.pt/).
O projecto foi pensado tendo em conta quatro núcleos de acção ou frentes de intervenção: Núcleo de Acção 1 “Arte e Cultura: entre a tradição e a mudança”; Núcleo de Acção 2 “Pedagogia e Prevenção”; Núcleo de Acção 3 “Produção e divulgação de conhecimento”; Núcleo de Acção 4 "Dinamização da Rua como espaço cultural e Pedagógico."
O indispensável das acções será dar visibilidade aos fundamentos do projecto, para que se possa dar voz às vítimas e potenciais vítimas daqueles fenómenos sociais. Para que juntos possamos levar as mensagens a um número cada vez maior de pessoas. Para que individualmente e em sociedade possamos informar, alertar e encaminhar. Para que possamos lutar contra fenómenos sociais que todos os dias afectam a dignidade humana.